Cuidado com os olhos: alguns remédios causam sensibilidade ao sol

Os medicamentos receitados pelos médicos devem ser tomados conforme recomendação, claro. Isso para que os problemas de saúde sejam sanados. Contudo, é importante saber que, alguns remédios podem deixar os olhos mais sensíveis aos raios UV, aproximando a catarata ou degeneração macular. O que fazer nesse caso?

sensibilidade

Interromper a medicação é a pior decisão que alguém pode tomar. Se receitados pelo médico, tenha a certeza de que ele pesou os prós e contras e, para preservar a saúde e controlar um problema sério, receitou o fármaco. Quem toma medicamentos que podem causar efeitos nos olhos, no entanto, deve virar amigo do oftalmologista, não esquecendo de visitá-lo periodicamente para fazer um acompanhamento.

O que acontece depois da ingestão de certos medicamentos é simples: alguns aumentam a sensibilidade à luz solar, como antibióticos à base de eritromicina, alguns antialérgicos à base de benzofenona e prometazina, antiarrítmicos (como o amiodarona), remédios para diabetes e até mesmo alguns anticoncepcionais. Eles causam uma reação fotoalérgica em algumas pessoas, que ficam com mais intolerância à luz e passam a absorver mais radiação.

Os atingidos são a mácula, na retina – ela tem o tamanho de uma cabeça de alfinete – e o cristalino, que vão absorver a radiação UV. Com o cristalino afetado, há perda de transparência, que é a catarata. Algo parecido com o que a cortisona e diuréticos podem causar. Medicamentos dermatológicos para tratamento de vitiligo também são responsáveis por sensibilizar os olhos.

CUIDADOS

Usar óculos de sol durante o diaou óculos de grau com película protetora de raios UV – ajuda a manter o olho saudável. Pessoas que têm fotofobia mais intensa, além de olhos claros e pele clara, devem redobrar os cuidados e não se expor ao sol sem proteção ocular.

É importante saber, no entanto, que um medicamento tomado hoje não vai causar catarata na semana que vem. É um processo contínuo, ele vai antecipar o aparecimento dela, mas isso não acontecerá antes de, no mínimo, 10 anos.

Quem toma medicamento há tempos, deve consultar um oftalmologista ao menos uma vez ao ano, para verificar a saúde ocular. O oftalmologista saberá tratar o problema sem que o tratamento com o outro médico seja interrompido.

Fonte: Midia News